quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Defenestrar

Estava numa aula de francês quando a professora começa a aumentar o nosso vocabulário ensinando o nome dos objetos que nos rodeiam na sala.
De repente a professorinha diz 'Qu'est-ce que c'est la fenêtre?'... um sorriso me vem à face... sim é a janela!!!

Me ocorreu lembrar do verbo 'defenestrar' que, apesar de estranho, remete apenas ao 'ato de atirar algo ou alguém por uma janela', não que isso seja menos esquisito! Do latim 'fenestra', em português 'fenestra' em francês 'fenêtre'... nada mais, nada menos do que ela a janela. Surge então o verbo defenestrar.
Prática que já foi muito comum na França! A professora confirmou! Na época da Revolução Francesa os esportes favoritos dos franceses eram arrancar cabeças e atirar pessoas pela janela, dependia mais ou menos do nível cultural da vítima, dos assassinos e do acesso a uma guilhotina (elas estavam meio que sobrecarregadas naquele tempo!).
Quando o povo saiu nas ruas exigindo as leis e os direitos do homem e do cidadão a primeira coisa que pensaram foi 'livre acesso ao homicídio!'... por sorte com o tempo as coisas melhoraram (?), mas a palavra ficou e a má fama também.

'primeiro serás guilhotinado e então terás a cabeça defenestrada para divertimento da audiência'





Conclusão importantíssima...


"Meta-defenestração"

2 comentários:

  1. Rindo!!!!!!! li duas vezes e continuei rindo!

    ResponderExcluir
  2. Auiehiuahiuea RI LITROS! OCEANOS TALVEZ.

    Pelo visto o ACASO mudou e continua mudando sim nossas vidas, mais do que a faculdade. Ó, AMEM! XD

    Abraço.

    ResponderExcluir